EXCURSÃO PARA CIDADE DE BONITO-PE.CIDADES DAS CACHOEIRAS.

07/01/2012 12:30

                                                                                  

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

                        

HISTÓRIA DA CIDADE
Bonito foi palco de diversas revoltas que terminaram na morte de muitos habitantes do município. Em 19 de dezembro de 1874 ocorreu a invasão denominada Quebra Quilos. A revolta deu-se devido à alteração do antigo sistema de pesos e medidas para as unidades de metro, centímetro e quilo, de acordo com a Lei Imperial nº1157, de 1862.
O mesmo local, nos fins de 1819, no governo Luiz do Rego, foi palco da grande matança dos habitantes da Serra do Rodeador (comunidade pertencente, hoje, ao município), a qual D. Pedro I, em seu manifesto aos brasileiros, assim se exprimiu: Pernambucanos, lembrai-vos das fogueiras do Bonito.
O caso messiânico do Rodeador, liderado pelo ex-soldado do 12º Batalhão de Milícias de Alagoas, Silvestre José dos Santos, assim como outros movimentos que unem interesses religiosos à esperança da saída da miséria, foi abafado com sangue. Silvestre pregava o Sebastianismo - uma forma de messianismo em Portugal. Os seguidores acreditavam na volta de D. Sebastião, que não teria morrido na África, na batalha de Alcácer-Quibir.

Distâncias

132 km da Capital
 

Significado do Nome

Consta que o nome da cidade surgiu depois que alguns caçadores encontraram, na região ainda despovoada, um riacho de água cristalina; um deles teria afirmado que rio bonito e, depois, todos passaram a se referir à área do rio bonito, para orientar as suas andanças pela região. Posteriormente, a denominação do local foi reduzida para Bonito.

Turistas e aventureiros de todos os cantos são seduzidos pela mata com trilhas confortáveis; e pela rede hídrica diversificada, com rios, nascentes, barragens, riachos e várias cachoeiras, além das corredeiras, lagos e piscinas naturais. Entre os locais mais procurados, destacam-se a Bica do Engenho Barra Azul; as cachoeiras Pedra Redonda, da Corrente, Humaytá, do Encanto, Tomada do Mágico e Véu da Noiva; as furnas da Pedra Oca e do Rodeadouro; o Mirante da Serra do Araticum; e a Reserva Ecológica Mata do Mucuri. Para os que gostam de levar para casa uma lembrança da viagem, o artesanato em madeira e cerâmica é vendido por toda a cidade.
 

Barra Azul

Ideal para levar a família, pois possui acesso fácil e forma uma pequena piscina onde as crianças podem brincar à vontade.

 

programação.